sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Resenha - Kimaera de Helena Gomes

Eita ferro! Tô dando uma sorte do caramba com as minhas parcerias! Só veio coisa boa pra eu ler.

A resenha de hoje é sobre Kimaera -Dois Mundos, livro da nossa autora parceira Helena Gomes e gentilmente cedido pela Jambô.

A capa é bem bonita... Um guerreiro de armadura negra e uma jovem mulher de vestimenta branca em primeiro plano com os dois mundos ao fundo: o gelado e o quente. A arte está bem bonita. As orelhas falam de Helena Gomes e na contracapa uma breve sinopse. Livro é grande... 430 páginas e letra miúda, então parece até ser maior.

Mas isso não dá nem pra sentir, pois a trama é boa demais e mal dá pra sentir o tempo passando enquanto se lê...

Bom, Kimaera - Dois Mundos vai tratar de dois mundos (duh!). Mundos fisicamente diferentes, um frio, inverno rigoroso, neva... Outro quente, sol escaldante, tipicamente desértico... A conexão entre esses dois mundos parece ser fisicamente inexistente, mas irá acontecer entre os espíritos de Aleph e Ytsar.

Aleph habita o mundo gelado. É filho de uma cortesã e era um guerreiro de um dos inúmeros batalhões do tirano Goliah. Foi criado como um filho bastardo e só sabia brigar para se defender e foi assim que Aleph conseguiu crescer. O garoto conhece Zelda, uma garota que o tratou como homem e não como cachorro e desta união nasceu Liana.

Já Ytsar é uma jovem e bela escrava. Certo dia seu clã do deserto é brutalmente atacado pelo exército do tirano Chediak. Muitos morrem, mas Ytsar é poupada e levada ao reino de Chediak como escrava. O tirano, então a toma como escrava para serví-lo e acaba tornando-a sua preferida, pois se apaixona por ela. Desta união nasce Thales.

Conseguiram perceber algo de comum entre os mundos? Aleph e Ytsar meros vassalos em mundos dominados por governos tiranos...

No meio disso tudo e das milhares de coisas que acontecem, está o velho louco! Helena Gomes pode negar até a morte mas é óbvio que o velho louco foi inspirado no Mestre dos Magos de "Caverna do Dragão". Um personagem curioso e misterioso. Aparece e desaparece de onde menos se espera e quando menos se espera. Apesar do papo enigmático e metafórico, o velho é o único personagem capaz de viajar entre os mundos e também será um elo de ligação entre Ytsar e Aleph.

Uma grande aventura transcorrerá envolvendo Aleph, Ytsar e seus respectivos filhos. Vilões virando aliados? Amigos virando inimigos? Não posso contar nem um décimo das surpresas e nuâncias da trama para não estragar as descobertas e surpresas deste livro incrível!

Em um mundo tipicamente de fantasia, mas com uma presença discreta de magia e total ausência de elementos que estamos bem acostumados como dragões, orcs, elfos, mas Kimaera faz sua mente viajar da mesma maneira que uma narrativa de Tolkien ou de Paolini faria. Sem contar que achei que a dose de romance está na medida certa para uma narrativa fantástica.

Bom, a trama desenrola de maneira incrível. No comecinho dá até pra se confundir um pouco, pois são duas estórias bem separadas, mas logo dá pra acostumar. E são muitos, muitos, personagens... Alguns passam rapidamente pela narrativa e alguns deles são tão sólidos e profundos como os protagonistas Ytsar e Aleph.

Helena toca em um ponto muito interessante: homossexualidade. Coisa muito comum em um ambiente tipicamente medieval, mas que raramente é relatado em narrativas como livros e filmes. No entanto, Helena Gomes aborda o tema de maneira sutil mas ao mesmo tempo natural. Nada que comprometa a trama, pelo contrário, acrescenta mais realidade e profundidade à narrativa.

Essa resenha pode parecer superficial demais mas não quero revelar nada além do que eu falei, pois os mistérios e revelações que cercam a trama de "Kimaera" são maravilhosos e incríveis demais para serem estragados por uma simples resenha. E o meu objetivo aqui é instigá-los a ler.

Kimaera termina deixando muitas pontas abertas que só serão fechadas em "Kimaera - Guerreiros da Luz". Mas tudo bem, até lá eu espero...

Só tenho a dizer que recomendo com louvores e que fiquei muito surpreso e feliz com esta narrativa de Helena Gomes, que vem pra mostrar a capacidade de um autor nacional de desenvolver uma incrível trama com esses elementos fantásticos que tanto nos cativam.

Kimaera no Skoob
Helena Gomes no Skoob

Compre na Livraria da Travessa
Compre na Livraria Saraiva
Compre na Livraria Cultura
Compre na Loja da Jambô

2 comentários:

  1. Parece ser um livro muito legal, sua resenha foi muito boa!

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir