segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resenha - Uma Fênix em Praga de Suely Buriasco

PhotobucketExistem muitas coisas boas a se dizer de "Uma Fênix em Praga". De todos os livros que li este ano, este foi o que tocou mais o meu interior e me fez pensar. Na verdade todos os livros me fazem pensar, pois cada livro traz uma experiência diferente e é muito comum eu me colocar no lugar de uma personagem e imaginar: "O que eu faria no lugar dela?". E o livro de Suely Buriasco me fez refletir bastante.

Quando eu pedi parceria à Suely, não foi por interesse direto em seu livro, confesso. Mas o perfil pessoal e profissional dela foi o que mais me chamou a atenção. Suely Buriasco é graduada em Estudos Sociais e pós-graduada em docência Superior e Meditação de Conflitos e também escreve para jornais. Eu, particularmente, me interesso muito por escritos de pessoas que lidam com psique humana e foi a partir desse meu interesse que surgiu nossa parceria a qual agradeço muito!

"Uma Fênix em Praga" vai abordar duas viagens. A da protagonista Lara à Praga, capital da República Tcheca e de Lara ao seu interior, viajando em si mesma. Duas viagens paralelas que se unem em objetivo.

Começarei, como de praxe, falando sobre a estrutura física do livro. Não é a primeira vez que digo e vou repetir que a Editora Novo Século tem feito um excelente trabalho na arte da capa de diversos livros e com este não foi diferente. A imagem da arquitetura típica daquela região do Leste Europeu já é um convite à viagem do livro. A orelha tem uma citação de um momento do livro, a outra, um breve perfil da autora e a contra capa, uma breve sinopse.

Nesta contra capa, o título da sinopse diz: "Um mergulho no universo feminino". Neste momento Suely cometeu um grande "erro", pois tudo que passa na cabeça de Lara é basicamente "unissex". As dúvidas quanto ao casamento, sua vida, amizades, amores, paixões, todos nós as temos independente se somos homens ou mulheres, jovens ou velhos.


Lara, então, é uma senhora casada, na casa dos quarenta, com dois filhos. Ela tem muitas dúvidas quanto ao seu casamentos e diversos outros assuntos só dela. Então Lara faz uma pequena viagem à Praga, sem marido e filhos para pensar, colocar as idéias no lugar, refletir sobre todos os assuntos que quisesse... E o cenário não podia ser melhor do que... Praga! Uma cidade carregada de história, que inspirava o pensamento, a filosofia, uma música tocante ao coração, frio, belas obras de arte... Resumindo... Um clima perfeito para se conversar consigo mesma... Neste ponto, Suely foi genial em colocar o leitor em contato com fatos históricos, lendas, momentos religiosos, fatores artísticos que se encontravam presentes em Praga e que alavancavam os pensamentos de Lara. Pequenos subcapítulos nos contavam essas pequenas nuâncias da narrativa. E no meio de todas esses pensamentos... Como Lara iria lidar com a presença de Estevão, um charmoso e sedutor espanhol que Lara encontraria em seus passeios por Praga? E quando Lara retorna ao Brasil, o que acontece? Por que "fênix"?

Lara busca respostas do por que acha que seu casamento acabou. O que é o verdadeiro amor? O que é a verdadeira amizade? Sinto-me amada? O que tem faltado na minha vida?

Entendem agora porque digo que essas não são apenas questões femininas? Quem nunca pensou nessas coisas? Homens e mulheres! Desde um primeiro namorico até os longos casamentos! Faz parte da natureza humana se questionar sempre...

Bom, ler livros assim nos tocam, nos fazem pensar e sempre são uma boa, pra qualquer pessoa. Mas como a maioria esmagadora dos blogs literários é composto de meninas (e muito simpáticas por sinal), acredito que irão gostar bastante deste livro.

Nem preciso falar que está recomendadíssimo né?

Fênix em Praga no Skoob
Suely Buriasco no Skoob

Compre no Submarino
Compre na Saraiva
Compre na Livraria da Travessa
Compre na Livraria da Cultura




4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog! Venho com mais calma para ver os livros lidos e comnetados por ti! Espero sua visita lá no meu espaço também.Bjs de luz

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog, naum conhecia antes!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seus comentários \o/
    Fiquei com bastante vontade de ler, gosto de livros assim, às vezes. :P

    Gostei da capa, apesar de não ter curtido a fonte do título :x

    Beijocas e obrigada pela dica!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog! Adicionei já à minha página de parceiros!
    Sua resenha ficou ótima! =)

    beijocas

    ResponderExcluir