terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resenha - Eragon

"Eragon" faz parte do “Ciclo da Herança”, sendo o primeiro da série do jovem escritoramericano Christopher Paolini. E o livro deixa o filme no chinelo!!!

Foi uma surpresa agradável e ao mesmo tempo deliciosa acompanhar a Saga (sim.. A viagem de Eragon é praticamente uma Saga).
Bom, o livro é ambientado na terra de Alagaësia (destaque para o mapinha que tem no livro, sem ele daria pra ficar perdidaço). Conta a história da ascenção e queda dos Cavaleiros de Dragões, arautos da justiça e mantenedores da paz nestas terras. O responsável pela queda dos Cavaleiros é Galbatorix, o atual Imperador de Alagaësia. O próprio é um Cavaleiro de Dragão e juntamente com seus aliados, caçou e exterminou os cavaleiros que não eram leais a eles. No entanto, seus aliados também foram mortos e ele era o único Cavaleiro e possuía em seu poder os últimos ovos de dragão.

Em oposição temos os Varden, um grupo ou facção quase secreta que conspira contra Galbatorix e representa a única esperança contra o domínio opressor do Imperador.

No meio disso tudo está Eragon… Um garoto de 16 anos, fazendeiro e caçador que encontra uma estranha pedra azul e a leva para casa do seu tio adotivo.

Mapa da Alagaësia




A partir daí, essa pedra, que na verdade é um ovo de dragão muda o destino de Eragon. Muitas coisas acontecem (tô evitando spoilers) e Eragon tem que sair da cidade que sempre viveu por causa da “atenção” que Saphira, seu dragão fêmea, causou. E aqui começa a viagem de Eragon para se juntar à resistência. Não apenas uma viagem de um lugar a outro fisicamente, mas Eragon viaja com os ensinamentos de Brom, o contador de histórias, adentra no mundo da magia, da história da Alagaësia e as raças que a habitam (anões, elfos, Urgals, humanos). A jornada de Eragon não evolui apenas nele, mas também em sua relação com Saphira, onde ambos aprendem juntos, compartilham seus pensamentos, medos e incertezas.

Enfim, acho que não vou me adentrar mais pois vale muito a pena ler. A escrita de Paolini é bem clara e cada capítulo tem uma novidade que acaba prendendo a leitura. A influência de Tolkien é evidente, mas Eragon não fica longe do clássico Senhor dos Anéis.

Quem curte esse tipo de história épica com certeza vai se prender a essa “Saga” do jovem cavaleiro de Dragão e a responsabilidade que cai sobre seus ombros neste primeiro livro.

Eragon no Skoob
Christopher Paolini no Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário