sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Resenha - Mão Dupla

Christian havia comentado comigo que "Mão Dupla" era bem mais maduro que "O Rei e o Camaleão" e ele estava certo.
O modo de escrever se tornou mais objetivo também, a meu ver.

"Mão Dupla" já é interessante pela ambiguidade do título. Só pelo título já temos uma noção do que é abordado no livro. Tiago é uma personagem um tanto quanto comum. Um adolescente de catorze anos. Mas, ele sofre um acidente e as consequencias são bem sérias. Tiago perde a mão direita. A mão que usa para escrever, para realizar suas atividades. E por muita ironia, Tiago é estimulado a escrever um diário. Justo ele que não gostava de escrever. Nem quando tinha a mão "boa". Deste modo, seu diário trata do que muda na cabeça dele. Mais que o seu corpo. Quem são seus amigos? Como seus pais reagem? Como ele reage a isso?

O livro aborda algo que sempre foi uma fobia para mim. Mutilação, deficiência física. Eu não sei como eu iria lidar com isso e ler "Mão Dupla" serviu também não apenas para contar uma estória mas para refletir profundamente.

Por esse motivo, o livro não tem uma temática unicamente jovem, mas qualquer adulto que a leia irá encontrar reflexões, tabus, preconceitos... Irá encontrar uma sociedade que não sabe lidar com pessoas "especiais".

Mais um livro que eu recomendo.

Ah! Gostei muito da arte da capa!

Mão Dupla no Skoob
Christian David no Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário