quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Resenha - Eldest


“Eldest” é o segundo livro da Coleção “Herança” do jovem escritor Christopher Paolini. Em “Eragon”, conhecemos o jovem fazendeiro que por ironia do destino encontra um ovo de dragão. A partir daí, toda a sua vida, de seus familiares e de todos que vivem no vale Palancar muda drasticamente. Eragon faz uma grande viagem de ensinamentos e evolução pessoal até encontrar os Varden.

Até aí, ficamos admirados com a perseverança, coragem e a evolução de Eragon e Saphira. Mas nada que chegasse perto de tudo que Eragon viria a aprender e vivenciar em “Eldest”.

“Eldest” irá tratar de duas vertentes desta saga. A primeira aborda mais uma viagem do Cavaleiro. Desta vez em direção a Ellesméra, a capital da civilização dos elfos, no interior da floresta Du Weldenvarden. Ao chegar, Eragon recebe um treinamento árduo e contínuo em diversos aspectos. É aí que percebemos o quanto Eragon era inexperiente e despreparado. Suas vitórias e conquistas no primeiro livro foram apenas fruto da sorte? A segunda vertente da história se passa sobre Roran Garrowson, primo de Eragon. Roran nem sequer era um coadjuvante no primeiro livro, mas agora ele terá que lidar com as consequências que o ovo de Saphira trouxe ao aparecer subitamente na Espinha, próxima a Carvahall. Os Ra’zac voltam ao vale Pallancar em busca de maneiras de chegar a Eragon. E também é surpreendente a “jornada” que Roran irá traçar para lidar com todo esse problema inesperado.

Como podem observar nesta resenha, a história toma dois caminhos. Enquanto ler sobre o treinamento de Eragon possa ser um pouco monótono, a agitação das ações de Roran nos mantém ligados nos acontecimentos.

Fora isso, os Varden se encontram em situações delicadas e jogadas políticas acontecem paralelamente em toda a aventura.

Como foi a guerra entre dragões e elfos? Quem ou o que são os Ra’zac? O que Galbatorix planeja fazer? O que houve com os Gêmeos e Murtagh? Roran e Eragon vão se reencontrar um dia? Quem são os pais de Eragon?

Lendo “Eldest” teremos algumas respostas para estas perguntas e novas irão surgir. Paolini mostra a sua evolução como escritor, Eragon não é mais aquele jovem fazendeiro e toda história dá uma grande guinada em direção à “Brisingr”, o terceiro livro da coleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário