sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Adivinha só!

Photobucket

Quanto drama pra alugar uns livros!

Não me lembro onde vi a tira... Se alguém souber, avisa nos comments!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Promoção - Sorteio de "Lerulian - A Queda da Cidade dos Homens" de Dan Albuk

Photobucket


Falae amiguinhos literários! Como prometido ontem, está no ar a nossa primeira promoção do LemA!

Antes de tudo, preciso agradecer a todos que me ajudaram desde sempre com o blog, ao Dan por ceder um "Lerulian" para sorteio, todos os blogs parceiros, minha mãe, meu pai...

Resenha de "Lerulian" você podem ler aqui.

Falando sério agora.

Vamos às regras do sorteio:

1 - Seguir o Literatura em Análise publicamente.
Para isto, é necessário ter uma conta no google, yahoo, twitter ou orkut e, no menu à direita, clicar em SEGUIR, como na imagem abaixo. Lembrando que é necessário seguir publicamente.

Photobucket

2 - Comentar neste post com o seu nome e nick do Twitter caso divulgue por lá (com o @ na frente).

3 - Ser residente ou possuir endereço no Brasil.

4 - Preencher o forumulário AQUI.


Mais chances de ganhar! Números extras:

1 - Divulgando o banner da promoção (mais abaixo) em seu blog ou site (preencha mais uma vez o formulário com o link da página onde o banner se encontra)


2 - Divulgar no Twitter a seguinte frase: #promo #sorteio de "Lerulian" no Literatura em Análise! @thmanchester + @Dan_Albuk http://bit.ly/cJ4yFz

3 - Seguir-me no Twitter (https://twitter.com/#!/thmanchester) (preencher o formulário mais uma vez)

4 - Seguir o Twitter do autor, o Dan Albuk (http://twitter.com/#!/Dan_Albuk) (preencher o formulário mais uma vez)

5 - "Curtir" a página do Literatura em Análise no Facebook (preencher o formulário mais uma vez)

6 - Participar do grupo "Literatura em Análise" no Skoob (preencha mais uma vez o formulário)

7 - Seguir o Tumblr do Literatura em Análise (preencha mais uma vez com o nome do seu Tumblr)

8 - Divulgar no Tumblr (reblogando este post), Orkut, Facebook ou Skoob (preencher mais uma vez, colocando o link da divulgação)

Importante:

Divulgação pelo Twitter é válida apenas 1 vez a cada 24 horas! Preencha o formulário usando o link do twitter que pode ser visualizado clicando na hora logo abaixo do twitter (a 1 minute ago, por exemplo)

A promoção tem início dia 28 de outubro e é válida até o dia 14 de novembro.

Após o sorteio o ganhador terá um prazo de 3 dias para responder ao e-mail com o endereço para envio do livro.

Para divulgação nos blogs, o código html para o banner da promoção:




quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Resenha - Lerulian de Dan Albuk

Resenha mais que especial a de hoje pois trata-se de um autor novinho em folha com seu primeiro trabalho. "Lerulian 1 - A Queda da Cidade dos Homens" introduz Dan Albuk ao universo literário brasileiro.

Agora me falha a memória como eu cheguei ao Dan ou ao site de "Lerulian", mas, a princípio, o contato foi bastante amigável e logo consegui pegar seu livro para ler.

Antes de começar eu ficava me perguntando... O que seria Lerulian? Uma cidade? Uma mulher? Um feitiço? Mas não... Lerulian se trata da espada de um semideus. Em dado momento, a espada é tirada dele, dividida em duas partes e Val-Grahn, seu dono, desaparece em exílio.








"Uma busca desenfreada começa a procura das duas 
partes de Lerulian, mas o tempo, impiedoso, varre a 
memória dos homens ao longo dos séculos. A espada torna-
se uma lenda, a lenda torna-se um mito, e assim Lerulian é 
esquecida e enterrada por muitos anos seguintes. "

A partir daí, conhecemos Vaan Sorg, uma rapaz normal, filho de um ferreiro que sempre ajuda seu pai na ferraria. Até aí tudo bem até que um dia Sorg chega em casa e não encontra seus pais. O jovem precisa fugir antes que seus vizinhos e toda a cidade o culpem pelo sumiço dos seus pais. Fatos sobrenaturais acontecem e Sorg encontrará o Rei da Cidade dos Homens que o colocará em uma posição delicada. O jovem precisa chegar a cidade de Gravelt e encontrar uma certa pessoa, pois um grande perigo estava espreitando a todos. Sorg, de algum modo era especial. Sem opções, o garoto parte em direção à "missão" onde encontrará Rus, que se juntará á sua jornada. Mais a frente, os dois encontram Ahranny, o índio de 1113 anos, Null e Lothar que formará um grupo com destino a Gravelt. Muitas coisas acontecem e a trama começa a se desenhar. O grupo irá enfrentar muitas dificuldades e incríveis desafios até encontrar Axel e Hélora para finalmente, se dirigirem todos ao destino final. 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resenha - O Homem que Calculava de Malba Tahan

Photobucket
Pensei em milhares de coisas pra escrever nessa resenha. O bom é que só tenho coisas boas para falar de "O Homem que Calculava". E lamento muito que só li esse livro agora... Queria muito que isso tivesse acontecido a dez anos atrás. Eu não gostava de matemática, sempre achei muitas coisas muito inúteis. Depois de velho, passei a ter mais maturidade e olhar melhor para os números...

Não que "O Homem que Calculava" fale apenas de números, continhas, teoremas e blá, blá, blá, não é isso, porém vai muito além.

Como de praxe, começarei falando da capa, conteúdo, etc. A capa é muito linda! Chama atenção. Um belo tom de azul nas bordas lisas. No centro, fosco, uma bela figura de homens tipicamente árabes ilustra belamente a capa. Gostei bastante, ótimo trabalho da Record.

Complementando, a estrutura do livro é muito bem organizada. Algumas expressões e nomes dignos de nota se encontram brevemente explicados em notas de rodapé e no final do livro tem um Glossário. Ou seja, a princípio, você não precisa quebrar o ritmo de leitura para se ligar nos termos, expressões e personalidades citadas ao longo do texto e isso eu acho excelente!

Outro ponto forte do livro é que está tudo estruturado em contos. E são relativamente curtos. Então quem tá procurando uma trama mega elaborada dos livros atuais, esqueça! Não é essa a temática do livro.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Café Biblioteca

Achei ótimo!!

Mas realmente achei estranha a idéia de estar pisando em nossos preciosos livros...



Vi aqui: Makefor

Resenha - Coletânea Invasão

Antes de qualquer coisa, preciso agradecer com todas as minhas forças ao Christian David que gentilmente me enviou esta coletânea por eu ter demonstrado interesse. O legal é que eu, às vezes, tenho uma atração por livros bons e foi o que rolou.

Curti muito, imensamente, pra caramba este "livrinho de contos". Superou minhas expectativas de longe.

Vou começar pela parte física do livro. Capa. A capa tem uma imagem bem legal... Uma cidade típica metropolitana, com explosões ao fundo e em primeiro plano uma nave espacial alienígena. Gostei bastante do padrão azul escuro e combinou bastante com o tema. As orelhas possuem uma "listinha" dos 24 autores selecionados e que se encontram nesta coletânea. Nesse sentido, a Giz fez um ótimo trabalho.

O que tenho a dizer sobre o livro em si é que Ademir Pascale fez um excelente trabalho reunindo os contos. Todos, sem exceção são ótimos, bem diferentes entre si, abordando diversos aspectos, humanos e alienígenas. São todos bem curtinhos, os maiores tendo 4 páginas no máximo. Alguns são tão bons que dá pra sentir aquela sensação de "Ahhhhhh pena que era tão curtinho".


domingo, 17 de outubro de 2010

Resenha - Atlantis de David Gibbins

PhotobucketBom, acho que essa será a primeira resenha aqui do LemA que farei críticas bem duras a um livro.
Mas vamos por partes, espero ser coerente e justo em minhas críticas.


Comecemos pela capa que é LINDA! O fundo imita um mármore ou alguma pedra bem clara, bem bonito. No centro há um disco de hieróglifos ou o tipo de escrita descrita no livro, em letras douradas. E "Atlantis" está escrito em uma fonte verde e lisa, diferente do material dos hieroglifos. Resumindo, a capa vende um excelente produto!


Quanto à trama... Bom, não conheço o David Gibbins, mas esperava muito mais. Para mim, os mistérios mais interessantes jamais revelados são a Atlântida e o Santo Graal. Então, neste livro sobre a Atlântida, esperava informações técnicas, históricas e bastante fantasia envolvendo o mito e a civilização perdida.


Para quem não conhece nadica de nada, o mito da existência dessa cidade e civilização de avançadíssima tecnologia surgiu do um escrito do filósofo grego Platão e, desde então, acredita-se que uma civilização perdida possa, de fato, ter existido.


O que o Gibbins faz é uma grande mistureba de história egípcia, grega e de outras civilizações, dados teóricos, descobertas recentes e antigas para formar o background da trama. Até aí tudo bem, só que é uma enxurrada de informações até quase metade do livro. Então a trama não anda até este ponto.


Outro ponto falho são os personagens. Não têm carisma e ponto final. E não foram desenvolvidos durante a trama. E é uma pena.


Jack Howard, protagonista, o arqueólogo que busca Atlantis lembra um MacGyver, sabe fazer de tudo, se safa de tudo, se arrisca perigosamente e impulsivamente e sempre se dá bem no final. Tudo bem que ele é o herói da trama, mas não precisava parecer mais com um semi Deus do que com o Indiana Jones, o mais famoso arqueólogo do mundo, hehehe.



sábado, 16 de outubro de 2010

Promoções dos Parceiros

Caros amigos literários, eu vou dar uma ajudinha aos parceiros divulgando as promoções deles. Daí vocês também têm mais chances de conseguir os livros que querem. As promoções eu vou organizar todas na parte de Promoções aqui do LemA, ok? Então sempre dêem uma olhada por lá! Apenas desta vez vou colocá-las aqui enquanto não organizo a página de promoções.

Mais pra frente, quando começarem as promoções aqui no LemA, seguir no Twitter, no Tumblr, curtir a página do Facebook e fazer parte do grupo no Skoob darão chances a mais para quem participar, então fiquem ligados.

Vamos às promoções!

Viagem Literária:


Psychobooks:

Livros e Bolinhos:
Abstraia-se:

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Book trailer de A Passagem de Justin Cronin

"A Passagem" foi recomendado por nada mais, nada menos que Stephen King. E a primeira sinopse que li já me deixou com os dedos coçando de comprar esse livro.
O livro está há 12 semanas na lista dos mais vendidos do "New York Times".

Uma breve sinopse:
"Primeiro, o imprevisível: uma quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à pena de morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, os últimos traços de humanidade que um dia existiram neles são substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue."


Lembrou Resident Evil? Eu sou a Lenda?

Bom, o que interessa é que os vampiros bonzinhos foram pro beleléu nesse livro.

Curtam o book trailer (ingês somente):



"A Passagem" no Skoob
Compre no Submarino
Compre na Livraria Cultura

Vi lá no Blog da Sextante.

sábado, 9 de outubro de 2010

É importante ser alfabetizado?

A campanha do humorista Tiririca aspirando ao cargo de Deputado Federal deu muito o que falar. Com um jeito irreverente e muito cara-de-pau, o palhaço cearense era apontado como um dos recordistas de votos para o cargo.

E não foi diferente. Tiririca conseguiu quase 1,3 milhão de votos e conseguiu o primeiro lugar em SP para o cargo de deputado federal e foi o deputado mais votado do Brasil

No entanto, na semana passada surge a especulação que Tiririca não saberia ler e escrever o que faria que sua candidatura fosse cancelada e inclusive, havia possibilidade do palhaço-deputado ser preso por ter feito tal afirmativa falsa.

Bom, vamos analisar as obrigações que o cargo "oferece" aos deputados:


  • Representar o povo a nível nacional;
  • Elaborar seu regimento interno;
  • Fiscalizar os atos do Poder Executivo;
  • Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;
  • Proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;
  • Eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.


Imagino eu, que para exercer tais funções seja necessário, NO MÍNIMO, que saiba-se ler e escrever.

Nesta reportagem, documentos escolares de Francisco Everardo não foram encontrados em Itapipoca, sua cidade natal.

Eu sinceramente espero que Tiririca não assuma o cargo. Isso tudo não passou de uma tentativa equivocada de um voto de protesto e estão colocando no governo uma pessoa completamente despreparada  para assumir um cargo público.

A alfabetização não é apenas importante para que saibamos escrever, ler, interpretar um texto, mas atribuições como as de um deputado exigem lidar com leis, uma linguagem não muito popular, exige participação ativa na câmara onde saber ler e interpretar o que lê é importantíssimo.

"Memórias de Bush" será lançado com 1,5 milhão de cópias

Agora em novembro de 2010 será lançado o livro que, juntamente com a versão eletrônica, terá uma tiragem de um milhão e quinhentos mil exemplares pela editora Crown.

O título da obra chama-se Decision Points.

Vou confessar que fiquei curioso com o conteúdo da obra que o ex-presidente dos Estados Unidos está lançando. É o mesmo tipo de curiosidade que tenho em relação ao Mein Kampf de Hitler, livro o qual ainda não consegui parar para ler, mas tenho muita vontade.

E você? Compraria o livro do Tio George?

Vi na Veja.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Promoções do dia #1

Bom, vou inaugurar uma pequena coluninha aqui no blog onde indico algumas boas promoções que rolam na internet com alguns livros.
A princípio darei prioridade a sites de afiliados, editoras parceiras e etc.

Importante: Os valores apresentados PODEM estar sujeitos à mudanças a qualquer momento, portanto, atenção ao comprar.

Submarino:

Coleção Crônicas do Mundo Emerso - 5 volumes
Photobucket

Coleção Deixados Para Trás - 13 volumes
Photobucket

O Último Olimpiano
Photobucket

Até a próxima, pessoal!

Resenha - Mão Dupla

Christian havia comentado comigo que "Mão Dupla" era bem mais maduro que "O Rei e o Camaleão" e ele estava certo.
O modo de escrever se tornou mais objetivo também, a meu ver.

"Mão Dupla" já é interessante pela ambiguidade do título. Só pelo título já temos uma noção do que é abordado no livro. Tiago é uma personagem um tanto quanto comum. Um adolescente de catorze anos. Mas, ele sofre um acidente e as consequencias são bem sérias. Tiago perde a mão direita. A mão que usa para escrever, para realizar suas atividades. E por muita ironia, Tiago é estimulado a escrever um diário. Justo ele que não gostava de escrever. Nem quando tinha a mão "boa". Deste modo, seu diário trata do que muda na cabeça dele. Mais que o seu corpo. Quem são seus amigos? Como seus pais reagem? Como ele reage a isso?

O livro aborda algo que sempre foi uma fobia para mim. Mutilação, deficiência física. Eu não sei como eu iria lidar com isso e ler "Mão Dupla" serviu também não apenas para contar uma estória mas para refletir profundamente.

Por esse motivo, o livro não tem uma temática unicamente jovem, mas qualquer adulto que a leia irá encontrar reflexões, tabus, preconceitos... Irá encontrar uma sociedade que não sabe lidar com pessoas "especiais".

Mais um livro que eu recomendo.

Ah! Gostei muito da arte da capa!

Mão Dupla no Skoob
Christian David no Skoob

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Book Trailer do Guia da Alagaësia de Eragon

A editora Rocco liberou o Book Trailer do Guia da Alagaësia, lançado recentemente aqui no Brasil e já a venda em algumas livrarias.

Confiram o vídeo:





Guia da Alagaësia no Skoob

Prêmio Nobel de Literatura 2010 - Mario Vargas Llosa

E o escritor peruano Mario Vargas Llosa levou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano!

A obra de Llosa engloba romances marcados por questões políticas da América Latina. Não raro era comentar sobre o Brasil em seus romances como "A Guerra do Fim do Mundo" inspirada na nossa Guerra de Canudos. Sua obra é marcada pela profunda influência do existencialismo de Jean Paul Sartre.

Em mais de um século de existência do prêmio, Mario Vargas Llosa é apenas o sexto escritor latino-americano a receber um Nobel. Antes dele, foram premiados a escritora chilena Gabriela Mistral (1945), o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1967), o também chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel García Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990).

O autor estará no Brasil na próxima quinta-feira (14/Out), participando do evento Fronteiras do Pensamento, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

"A liberdade e a democracia são o verdadeiro caminho do progresso, que acredito que seja o papel de um escritor defender"


Resenha - O Reverso da Medalha


Mais uma história incrível de Sidney Sheldon.
“O Reverso da Medalha” gira em torno de quatro gerações de uma família.
Tudo começa com Jamie McGregor. O jovem escocês parte para a África do Sul em busca de fortuna. Como? Diamantes! E quem disse ao jovem que seria fácil? Jamie irá enfrentar traições, falta de dinheiro, dificuldades, um espancamento até ser quase morto para enfim sair-se bem sucedido. Dos seus primeiros diamantes, Jamie fundará uma companhia de comércio que será a sua vida e de todos os seus descendentes.
Sua filha, Kate Blackwell assume a companhia após a morte do pai. Kate é uma mulher de muita personalidade, focada, obsessiva pela companhia. Ela não mede palavras, atos ou ações. Faz o que é necessário para o crescimento vertiginoso que a companhia tem. Após a 1ª Guerra Mundial, a companhia é um dos maiores empreendimentos do mundo e Kate preocupa-se com seu futuro. Seu filho, Tony não se interessava por negócios e queria ser um artista. Kate faz o possível e o impossível para convencer o filho a dar sequência ao legado do avô.

Resenha - O Rei e o Camaleão


Começando a avaliação vamos pela estrutura do livro em si. Uma coisa que eu gostei bastante foi na orelha da capa ter um marcador destacável do mesmo material e padrão de “desenho” da capa. Legal. Gostei. Na mesma orelha da capa, uma breve sinopse dos dois “contos” narrados no livro e sem spoilers. Na outra orelha, fala-se brevemente sobre o autor, Christian e do artista Léo.
As ilustrações da capa, contra-capa e no interior do livro são de Léo (Nardo)Pereira. Pena que as gravuras do interior do livro não são coloridas como na capa e contra-capa. Uma pena mesmo.
Mas quanto aos contos:
  • O Monge Rei
Um típico conto épico medieval. Um rei deposto, exilado, supostamente morto, escondido. Suas memórias voltam subitamente e o Retiro não é mais o seu lar. Precisa retomar a sua vida, seu trono e sua esposa.
“Se tudo que aprendi nesses cinco anos aqui no Retiro é verdade, há de haver justiça nesse mundo que me coloque no lugar ao qual eu pertenço!” Rei Petrus
Petrus, então, parte em busca de reaver alguns antigos aliados para poder retomar seu reino e tudo havia sido tirado dele.
  • O Camaleão
“Nossa única chance de sobrevivência era nos tornarmos algo que sobrevivesse às mudanças de temperatura e relevo, e foi isso que aconteceu.” Meg Knox
“O Camaleão” irá explorar um universo futurista. Knox é um transmorfo, ou seja, é capaz de assumir a forma de outras pessoas. E essa é uma habilidade muito interessante para um agente especial de uma organização interplanetária. Knox agora tem uma missão no Planeta Zara, uma colônia terrestre que era dominada por um general ditador, mas que havia concordado em abrir espaço para um governo mais democrático e Knox estaria lá para garantir isso. Mas algumas coisas saem errado e o transmorfo irá contar com uma ajuda inesperada para colocar tudo em ordem.

Resenha - Nada Dura para Sempre


É o primeiro livro que leio de Sidney Sheldon. Só não tinha lido antes por nunca ter passado um livro dele antes nas minhas mãos.
“Nada Dura para Sempre” é um grande flashback. O livro começa em um julgamento.
”- Mas o que está acontecendo aqui? Temos três médicas vivendo juntas e trabalhando no mesmo hospital. Uma delas quase consegue fechar um hospital inteiro, a segunda mata um paciente por uma milhão de dólares, e a terceira é assassinada.”
Essas são as palavras de um promotor. O julgamento gira em torno de Paige Taylor, uma das residentes do Hospital Público Embarcadero em San Francisco. A doutora Taylor é acusada de matar um paciente. E os argumentos da promotoria tem fortes evidências para condenar Paige culpada.
No entanto a narrativa retorna para cinco anos antes, para o dia que Kate Hunter, Betty Lou “Honey” Taft e Paige Taylor ingressam no hospital como residentes.A partir daí, a narrativa aborda suas vidas no hospital e o pouco que conseguem viver fora dele.
As três protagonistas são personagens bem carismáticas. Possuem passado e uma história únicos e assim como todas as mulheres, possuem incertezas, medos, dúvidas. Diversas outras personagens igualmente interessantes estão presentes na trama e participam de suas vidas ativamente.
A trama, então, segue até o ápice da estória: O julgamento de Paige. Tudo retoma, mas agora, o leitor irá contar com total conhecimento dos fatos e não apenas os argumentos da promotoria. A doutora Taylor seria uma monstra assassina? Ou uma mulher misericordiosa? Por que ela o matou?
Descubra o que aconteceu com as belas residentes do Embarcadero neste envolvente thriller do aclamado autor Sidney Sheldon.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

10 bons motivos para ser um leitor voraz


1Ler mais = escrever melhor: Ler bastante é estar acostumado às palavras, a como um bom texto está organizado, portanto ler o faz escrever melhor também.
2Vocabulário amplo: A leitura nos aproxima de sinônimos e antônimos, palavras novas e antigas, muito ou pouco usadas. E isso ajuda muito no item anterior.
3Maior capacidade argumentativa: Ter conhecimento sobre diferentes culturas, lugares, diferentes pontos de vista, opiniões, assuntos fora do seu alcance profissional o faz ser uma pessoa mais argumentativa.
4Maior capacidade descritiva: Ler nos instiga a prestar atenção nos detalhes. Roupas, traços faciais, descrição de lugares, cidades, planetas... Quem lê bastante é muito mais ligado nos detalhes de um processo descritivo. Isso também influencia o item 1.
5Poder de síntese: Aliado a todos os itens anteriores, leitores assíduos tendem a gerar “resumos” do que leram em suas mentes, desenvolvendo uma ótima capacidade de síntese.
6Viajar sem sair do lugar: Muitos livros irão levá-lo a lugares que você jamais esteve e jamais estará!
7Relaxante: Acabar de chegar de um dia estressante do trabalho e sentar e ler alguns capítulos de seu livro de cabeceira vai desligá-lo do estresse em uma questão de minutos...
8Estimulante: Tem uma prova cascuda da faculdade amanhã e está de saco cheio de estudar aquele mesmo conteúdo? Leia dois capítulos de um livro que não tenha nada a ver com o assunto e retome os estudos. Vai sentir a diferença.
9Desenvolve a criatividade: Estar conectado a mundos, culturas, crenças, diferentes personagens e estórias só estimula o seu cérebro a ser mais criativo e adaptativo.
10 - Entretenimento acessível e barato: Se compararmos o preço de um livro e quantidade de horas que ele o mantém entretido, é muito mais em conta que comprar um DVD. Livrarias e bibliotecas têm em vários lugares e agora, até online!

Resenha - À Procura dos Motivos

“À Procura dos Motivos” irá narrar a história de uma família composta de Carlos, sua esposa Adélia e sua filha Adriana. Fátima e Carmem são irmãs de Carlos. 
Os cinco viajam à uma fazenda no interior, deixada de herança por seu pai falecido. O pai havia largado o emprego na capital, largara a família e saiu viajando pelo mundo até que se instalou nesta fazenda e constitui uma nova família. Cada capítulo do livro revela um dia que os cinco passam na fazenda, vivendo da tranquilidade e conhecendo pessoas e causos relacionados ao seu pai. 
Cada dia é uma descoberta de um pai muito diferente que eles conheciam. Cada dia era uma busca, uma procura… Dos motivos que levaram seu velho pai a largar toda a vida e viver naquela fazenda, na casa sem luz elétrica e longe dos filhos e da ex-mulher… 
“À Procura dos Motivos” foi considerado um dos mais bem escritos romances do autor Oswaldo França Júnior.


À Procura dos Motivos no Skoob
Oswando França Júnior no Skoob

Autores parceiros - Christian David


Bom, o Christian é o nosso primeiro paceiro aqui do Literatura em Análise.
Não vou ficar me prendendo à biografia dele pois os dados relevantes se encontram no site dele aqui.
Consegui o contato dele com uma amiga que é bióloga e tem um site sobre livros no blogspot. E foi uma boa surpresa saber que o Christian também era biólogo. Grande surpresa também foi ver que no perfil do Skoob do Christian contava mais de 500 livros lidos! Enfim encontrei um adversário a altura em voracidade de leitura! hehehe
Fui lá, escrevi pra ele buscando a parceria e e resposta veio em um e-mail bem agradável e simpático aceitando-a. Já no dia seguinte, Christian já enviou um livro para resenha, o qual aguardo ansiosamente para ler, analisar e postar aqui a minha opinião sobre o seu modo de escrever.
Confesso que nunca me interessei muito por escritores brasileiros e sempre preferi a literatura estrangeira, mas a nova "safra" de autores nacionais parece ser de altíssima qualidade e por que não ceder ao seu talento?
Christian, obrigado pela parceria! E espero que esta parceria resulte em uma ótima divulgação do seu trabalho.
Quem quiser conhecer mais sobre o Christian, ele está no Twitter, no Skoob , no seu site oficial e no seu blog.

Em breve, aqui no Literatura em Análise, resenha de "O Rei e o Camaleão", de Christian David.
Até a próxima pessoal!

Resenha - Brisingr

E a saga de Eragon, o Cavaleiro de Dragão chega a um fim!! Não, ainda não! Enquanto escrevia Brisingr, Paolini viu que não seria possível explicar tudo e encerrar a sua até então, trilogia neste volume.

Como vimos em “Eragon” e “Eldest”, o jovem Eragon cresce, aprende muitas técnicas, tanto de combate corporal, de magia, assim como aprende a essência de ser um Cavaleiro de Dragão. Seus laços com Saphira, ficam cada vez mais próximos.

“Brisingr” tem como subnome “As Sete Promessas de Eragon Matador de Espectros e e Saphira Bjartskular”. E “Brisingr” gira muito em torno dessas várias promessas que Eragon fez ao longo de sua jornada. Em algumas delas, ele se colocará de frente com seus ensinamentos, com o que acredita e inclusive com questões políticas seríssimas.

“O propósito da vida não é fazer o que desejamos, mas o que deve ser feito. É isso o que o destino nos demanda.” Oromis-elda


Resenha - Eldest


“Eldest” é o segundo livro da Coleção “Herança” do jovem escritor Christopher Paolini. Em “Eragon”, conhecemos o jovem fazendeiro que por ironia do destino encontra um ovo de dragão. A partir daí, toda a sua vida, de seus familiares e de todos que vivem no vale Palancar muda drasticamente. Eragon faz uma grande viagem de ensinamentos e evolução pessoal até encontrar os Varden.

Até aí, ficamos admirados com a perseverança, coragem e a evolução de Eragon e Saphira. Mas nada que chegasse perto de tudo que Eragon viria a aprender e vivenciar em “Eldest”.

“Eldest” irá tratar de duas vertentes desta saga. A primeira aborda mais uma viagem do Cavaleiro. Desta vez em direção a Ellesméra, a capital da civilização dos elfos, no interior da floresta Du Weldenvarden. Ao chegar, Eragon recebe um treinamento árduo e contínuo em diversos aspectos. É aí que percebemos o quanto Eragon era inexperiente e despreparado. Suas vitórias e conquistas no primeiro livro foram apenas fruto da sorte? A segunda vertente da história se passa sobre Roran Garrowson, primo de Eragon. Roran nem sequer era um coadjuvante no primeiro livro, mas agora ele terá que lidar com as consequências que o ovo de Saphira trouxe ao aparecer subitamente na Espinha, próxima a Carvahall. Os Ra’zac voltam ao vale Pallancar em busca de maneiras de chegar a Eragon. E também é surpreendente a “jornada” que Roran irá traçar para lidar com todo esse problema inesperado.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resenha - Eragon

"Eragon" faz parte do “Ciclo da Herança”, sendo o primeiro da série do jovem escritoramericano Christopher Paolini. E o livro deixa o filme no chinelo!!!

Foi uma surpresa agradável e ao mesmo tempo deliciosa acompanhar a Saga (sim.. A viagem de Eragon é praticamente uma Saga).
Bom, o livro é ambientado na terra de Alagaësia (destaque para o mapinha que tem no livro, sem ele daria pra ficar perdidaço). Conta a história da ascenção e queda dos Cavaleiros de Dragões, arautos da justiça e mantenedores da paz nestas terras. O responsável pela queda dos Cavaleiros é Galbatorix, o atual Imperador de Alagaësia. O próprio é um Cavaleiro de Dragão e juntamente com seus aliados, caçou e exterminou os cavaleiros que não eram leais a eles. No entanto, seus aliados também foram mortos e ele era o único Cavaleiro e possuía em seu poder os últimos ovos de dragão.

Em oposição temos os Varden, um grupo ou facção quase secreta que conspira contra Galbatorix e representa a única esperança contra o domínio opressor do Imperador.

No meio disso tudo está Eragon… Um garoto de 16 anos, fazendeiro e caçador que encontra uma estranha pedra azul e a leva para casa do seu tio adotivo.

Mapa da Alagaësia