sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Resenha - Coletânea Invasão

Antes de qualquer coisa, preciso agradecer com todas as minhas forças ao Christian David que gentilmente me enviou esta coletânea por eu ter demonstrado interesse. O legal é que eu, às vezes, tenho uma atração por livros bons e foi o que rolou.

Curti muito, imensamente, pra caramba este "livrinho de contos". Superou minhas expectativas de longe.

Vou começar pela parte física do livro. Capa. A capa tem uma imagem bem legal... Uma cidade típica metropolitana, com explosões ao fundo e em primeiro plano uma nave espacial alienígena. Gostei bastante do padrão azul escuro e combinou bastante com o tema. As orelhas possuem uma "listinha" dos 24 autores selecionados e que se encontram nesta coletânea. Nesse sentido, a Giz fez um ótimo trabalho.

O que tenho a dizer sobre o livro em si é que Ademir Pascale fez um excelente trabalho reunindo os contos. Todos, sem exceção são ótimos, bem diferentes entre si, abordando diversos aspectos, humanos e alienígenas. São todos bem curtinhos, os maiores tendo 4 páginas no máximo. Alguns são tão bons que dá pra sentir aquela sensação de "Ahhhhhh pena que era tão curtinho".


Quanto aos "assuntos", os contos variam bastante. Tem contos clássicos, de invasão violenta, com naves, conflitos e tudo mais, invasões sutis, infiltração, finais felizes, finais tristes, horror, uma leve dose de humor e também de suspense. Por mais que seja Ficção Científica pura, é bem fácil agradar justamente por esta heterogeneidade dos contos.

É óbvio que alguns vão chamar a atenção então os listo a seguir:


  • Lar de Mário Carneiro Júnior: Um pouco de terror nessa visão de pai e filho sobre a invasão. Quem são os alienígenas hostis na verdade?
  • Zan de Ronaldo Costa: Amigo imaginário?
  • Contato de Quinto Grau de Miguel Carqueija & Melanie Evarino Leite: Invasão com uma ótima dose de humor. Um dos melhores.
  • Esporte Primitivo de Christian David: Um esporte nos salvaria de uma invasão?
  • Judas de Jocir Prandi : Um traidor ou um herói?
  • Os Visitantes e o Fim da Civilização de Anderson dos Santos Costa: Conto para refletir...
Bom, nem preciso dizer que está RECOMENDADÍSSIMO. Mesmo que você não goste de ler ficção científica, dê uma chance... Pode ser uma ótima surpresa.


2 comentários:

  1. Poxa... Fiquei curiosa pra saber mais sobre os contos, as histórias de cada um... Mas tudo bem :P

    Gosto de ficção científica, na maioria das vezes, e quem sabe eu consiga dar uma lida? Tomara :)

    Obrigada pela dica!

    http://livrosebolinhos.blogspot.com/2010/10/resenha-perfeitos.html

    ResponderExcluir
  2. Dona Bolinhos, recomendo mesmo. Foi o melhor livro que li nos últimos 2 meses!

    ResponderExcluir