quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Resenha - Lerulian de Dan Albuk

Resenha mais que especial a de hoje pois trata-se de um autor novinho em folha com seu primeiro trabalho. "Lerulian 1 - A Queda da Cidade dos Homens" introduz Dan Albuk ao universo literário brasileiro.

Agora me falha a memória como eu cheguei ao Dan ou ao site de "Lerulian", mas, a princípio, o contato foi bastante amigável e logo consegui pegar seu livro para ler.

Antes de começar eu ficava me perguntando... O que seria Lerulian? Uma cidade? Uma mulher? Um feitiço? Mas não... Lerulian se trata da espada de um semideus. Em dado momento, a espada é tirada dele, dividida em duas partes e Val-Grahn, seu dono, desaparece em exílio.








"Uma busca desenfreada começa a procura das duas 
partes de Lerulian, mas o tempo, impiedoso, varre a 
memória dos homens ao longo dos séculos. A espada torna-
se uma lenda, a lenda torna-se um mito, e assim Lerulian é 
esquecida e enterrada por muitos anos seguintes. "

A partir daí, conhecemos Vaan Sorg, uma rapaz normal, filho de um ferreiro que sempre ajuda seu pai na ferraria. Até aí tudo bem até que um dia Sorg chega em casa e não encontra seus pais. O jovem precisa fugir antes que seus vizinhos e toda a cidade o culpem pelo sumiço dos seus pais. Fatos sobrenaturais acontecem e Sorg encontrará o Rei da Cidade dos Homens que o colocará em uma posição delicada. O jovem precisa chegar a cidade de Gravelt e encontrar uma certa pessoa, pois um grande perigo estava espreitando a todos. Sorg, de algum modo era especial. Sem opções, o garoto parte em direção à "missão" onde encontrará Rus, que se juntará á sua jornada. Mais a frente, os dois encontram Ahranny, o índio de 1113 anos, Null e Lothar que formará um grupo com destino a Gravelt. Muitas coisas acontecem e a trama começa a se desenhar. O grupo irá enfrentar muitas dificuldades e incríveis desafios até encontrar Axel e Hélora para finalmente, se dirigirem todos ao destino final. 

É muito interessante acompanhar a evolução do grupo que vai crescendo em quantidade de membros e também da experiência vivida por cada um deles. Todos terão que lidar com ferimentos, combates, ilusões, fome, frio e até a perda de um companheiro... Algumas coisas ainda não se encaixam, mas devemos lembrar que esse é o primeiro volume de uma sequência e muita coisa só vai ser explicada mais para frente.

Quanto aos personagens, são bem diferentes entre si e únicos. Facilmente identificáveis e alguns são muito carismáticos. Algumas ações bem peculiares de alguns deles já deixa a gente bem identificado.

Não vou me estender mais sobre a trama para não revelar spoilers, mas é uma trama que corre bem, sem muita detalhação, que particularmente acho chato e atrapalha o decorrer da estória. Em alguns momentos, identifiquei pontos em comum com "Eragon". Os fatos estão devidamente linkados e foi fácil de entender as nuâncias da história mesmo eu tendo lido os primeiros capítulos muito "quebrados".

A minha principal crítica ao livro é que ele foi muuuuuuuito mal revisado. Tem muito erro de português, digitação, alguns de concordância, coisas que a revisora não poderia ter deixado passar, mas infelizmente passou. Conversei com o Dan sobre isso, pois encontrar erro em livro é algo que me incomoda bastante e ele me explicou que alguns erros já haviam sido corrigidos e que tudo será re-revisado em breve.

Sobre o autor, é um outro caso à parte. As influências de Tolkien e do mestre Stephen King são claras e a mistura culminou em um estilo próprio. Dan sempre foi muito solícito e atencioso. Recebeu as críticas que fiz quanto aos erros de revisão muito bem e discutimos algumas vezes sobre pontos do livro. Foi legal notar o interesse com o meu feedback quanto à sua obra. Acredito que ele tenha um grande potencial e confesso que aguardarei ansiosamente pela continuação de "Lerulian".

Dan, agradeço muito à parceria e à amizade que formamos. Sucesso!

Então, para resumir, amantes do gênero fantástico, conheçam a obra, o mundo e as aventuras de "Lerulian"! Recomendo!

E EM BREVE! Sorteio de "Lerulian" aqui no blog! Sigam o blog, o Twitter, participem da comunidade no Skoob e curtam a página no Facebook!


4 comentários:

  1. Nossa eu adorei sua resenha. Me deixou muito curiosa e com vontade de ler esse livro. Ainda mais em saber que tem influência de Tolkien e King que eu simplesmente amo!!!!

    Parabéns mocinho ^_^

    ResponderExcluir
  2. Ei Thiago,

    Não conhecia este livro e gostei muito da resenha, a capa tbm é bem legal. Erro de revisão me incomoda demais tbm, me desanima.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, mas não me empolgou a conhecer o livro. Só pela sua descrição já percebi padrões que vi em vários outros livros de fantasia...e para histórias de fantasia caírem no clichè não precisa muito. E eu não agüento mais ler mais do mesmo, sorry. No entanto vou continuar a seguir a evolução do autor...conforme ele for evoluindo e escrevendo mais, pode muito bem criar algo que interesse, ^^.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, todo mundo fala muito bem desse livro!
    Gostei da resenha, não é bem o tipo de livro que eu gosto de ler, mas quem sabe não é mesmo?
    Parabéns pela resenha.
    Beijos *_*


    http://nikasanc.blogspot.com

    ResponderExcluir